Páginas

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Palavra do dia (09.02.2011)

filáucia
(grego philautía)
s. f.
1. Respeito que cada qual tem de si mesmo, da sua dignidade. = amor-próprio
2. Excessiva confiança ou orgulho exagerado em si próprio. = jactância, presunção
3. Atitude de quem se gaba de si próprio. = bazófia, fanfarronice
 
A propósito disto
 

2 comentários:

  1. Faz parte das erradas imagens que se criam sobre alguém baseadas em coisa nenhuma. Se o Mourinho fosse o arrogante que se pinta, os jogadores do Leiria não lhe teriam feito um jantar de despedida quando ele de lá saiu. Nem ele teria o nível de aceitação - extra-futebol - que sempre tem, junto dos seus (pessoas próximas, onde jogadores se incluem). As pessoas arrogantes não atraem outras pessoas, e isso não se passa com o Mourinho. Se ele fosse uma personagem com um ego inflamado não estaria também casado desde há muito com a sua namorada da adolescência, quando, ainda para mais, ele é tão solicitado por mulheres. Nem teria o tipo de vida familiar que se lhe conhece. Nem teria, como se vê neste post, ficado em Barcelona a troco da 60 euros por mês mais qualquer coisa.

    O Mourinho sempre me deu a ideia de ser uma pessoa normalíssima. Normalíssima mas, com um dom ímpar para ser treinador de futebol. Em tudo o mais, ele bem que podia ser o vizinho aqui do lado, porque é assim que ele se comporta. Pessoa sombria sem dúvida, mas sombria das boas, não das más. Julgo.

    ResponderEliminar
  2. @MM

    Talvez tenha sido pouco explícito no post, mas referia-me a Josep Lluis Nunez. Que é meu compatriota - Basco - mas que "preferiu" ser presidente do Barcelona. Nunez é uma pessoa muito influente e poderosa. E inteligente também. Mas um filho de Barakaldo que se "vendeu" ao mediatismo da Catalunha, naturalmente que não merece o respeito genuíno de um compatriota Basco. O que ele poderia ter feito pelo Athletic?

    Repara que Nunez teve a desfaçatez de oferecer 60€ de ordenado a uma pessoa (nem vou falar do que Mourinho se tornou porque ele e ninguém tinha forma de saber o que se tornaria).

    É esta atitude que condeno no post, mas compreendo que, não tendo sido suficientemente claro, te tenha induzido em erro.

    De Mourinho já tive oportunidade de dizer inúmeras vezes, aqui em Portugal, No País Basco, na Catalunha (onde ele é odiado) e também na Espanha: Mourinho é um génio, é um orgulho de uma Nação que cada vez é mais "pequena" (pelo menos moralmente...) e isso causa inveja aqui aos nossos vizinhos.

    @braço!

    ResponderEliminar

Escreve aqui a tua opinião, seja ela qual for.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Procurar na Bancada de Imprensa

Pesquisa personalizada

Número total de visualizações de páginas

SiteMeter

FeedBurner FeedCount

Page Rank

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner