Páginas

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Crónica de Santiago Segurola (26.10.2010)

Dias felizes no Bernabéu
Dias felizes para o Real Madrid e Mourinho. A equipa ganha e o treinador beneficia com novas doses de fama, perigo que não o debilitará. Mourinho alimenta-se com o êxito e a popularidade. No sábado, frente ao modesto Racing de Santander, parecia um homem satisfeito, amável e sem nenhum reparo a fazer. Abraçou afectuosamente Özil, Higuaín e Marcelo quando os substituiu na segunda parte e pediu os aplausos dos adeptos para Di María quando abandonou o terreno. E merecia-o, o jogador argentino. Tem menos glamour que outros colegas, mas ganha, de forma admirável, cada euro do seu contrato.
Neste momento, o Real Madrid é um furacão. Marcou 16 golos nos três últimos jogos e derrotou o AC Milan sem nenhum problema. Os mais cépticos dizem que ainda não defrontaram nenhuma equipa de peso na Liga. É verdade, mas há algo no jogo do Real que parece pender para o êxito. Convém referir que o clube tem feito muito para que a equipa disponha de recursos quase ilimitados. Nas duas últimas temporadas gastou quase 400 milhões de euros em contratações, cifra inédita na história do futebol e ainda mais assombrosa nos tempos de crise que percorrem o planeta.
As contratações deste Verão aliviaram os problemas que teve Pellegrini na última época. A chegada de Ricardo Carvalho, que funciona como um relógio, resolveu as dúvidas no eixo da defesa, onde Albiol e Garay não conseguiram estabelecer a sua autoridade. As baixas de Sneijder e Robben, tão criticadas por Pellegrini, foram ocupadas por Özil e Di María. O esquerdino alemão coloca menos intensidade no jogo que Sneijder, mas é mais completo. Já Di Maria é Robben, mas com mais capacidade de sacrifício e menos lesões. Depois das suspeitas iniciais, o público do Bernabéu está rendido ao ex-jogador do Benfica.
As contratações melhoraram consideravelmente o Real. Já ninguém recorda Kaká, que no ano passado foi mais problema que solução e toda a gente concorda que Benzema é um caso perdido. Frente ao Racing, depois dos seis golos, tudo foi entusiasmo e felicidade, mas Benzema passou por outro calvário nos poucos minutos que jogou. O Bernabéu vaiou-o várias vezes, sinónimo do descrédito no avançado francês. A claque não o quer . E Mourinho também nãoparece entusiasmado com o seu ponta-de-lança , que cumpre um papel residual. Joga os últimos minutos... e obrigado.
Nas últimas três semanas, o Real tem jogado com velocidade e vigor, como se supõe em qualquer equipa de Mourinho. Mas também joga com precisão, beleza e grandes recursos técnicos. A defesa é impenetrável, Xabi Alonso demonstra em cada jogo que é um dos melhores médios do mundo e os avançados não perdoam. Se o Barcelona orbita à volta dos seus astutos médios, o Real define-se pelos seus meteóricos avançados: Higuaín, Di Maria e Cristiano Ronaldo, ajudados por um elegante Özil, um falso avançado - ou um falso médio - que introduz a pausa necessária nos momentos adequados.
As coisas funcionam tão bem que Cristiano Ronaldo já compreendeu algumas questões básicas. Por exemplo, é possível ser estrela e participar no plano colectivo da equipa. Começa a perceber que não se pode ser Cristiano Ronaldo todos os minutos em todos os jogos. E isso permite-lhe tomar melhores decisões, colaborar mais e melhor com Higuaín, ser menos previsível e marcar as diferenças. Aí estão os quatro golos que apontou frente ao Racing de Santander

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escreve aqui a tua opinião, seja ela qual for.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Procurar na Bancada de Imprensa

Pesquisa personalizada

Número total de visualizações de páginas

SiteMeter

FeedBurner FeedCount

Page Rank

Subscribe via email

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner